segunda-feira, 16 de novembro de 2009

Questões para o Vestibular: 2- Estados Unidos

Estados Unidos


l-FORMAÇÃO

>Os Estados Unidos são formados por 50 estados, tendo uma superfície descontínua de 9.363.000 km,2.



2-POPULAÇÃO

>0 país possui 300 milhões de habitantes. A densidade demográfica é de aproximadamente 32 habitantes por quilômetro quadrado. As áreas mais densamente povoadas estão a leste do rio Mississipi, onde vivem cerca de dois terços da população, concentrados sobretudo na costa atlântica(megalópole de Boswash) e na porção meridional dos Grandes Lagos. Há também importantes concentrações no Sul do Ohio (desembocadura do Rio Mississipi, Texas, Nova Orleans) e costa do Pacífico (cidades industriais como Los Angeles - a segunda do país - e São Francisco).

>Os vazios demográficos ocorrem nas Montanhas Rochosas e Planícies Centrais.

>Na estrutura etária da população dos EUA predomina os adultos e idosos, em conseqüência do baixo crescimento vegetativo e da elevada esperança de vida.

> A estrutura da PEA, que representa cerca de 50% da população total, caracteriza-se pela forte concentração nos setores produtivos urbanos, os quais absorvem por volta de 97% da PEA.

> Há predomínio de brancos (83%), com os negros somando 11% da população. Estes últimos estão concentrados principalmente no sul e nas grandes cidades.

3-ECONOMIA

>Entre os fatores que contribuíram para o grande crescimento industrial dos Estados Unidos destacam-se:

* A colonização de povoamento que ocorreu nas colônias do Norte, Nova Inglaterra e do Centro.

* A entrada de grande número de imigrantes europeus.

* A diversidade de recursos minerais e energéticos presentes em seu território.

3-1- AGROPECUÁRIA

REGIÕES AGRÍCOLAS

a) Grandes Lagos, Meio-Oeste e o Nordeste.

>É o chamado "cinturão verde"(green belt) e a ¨sua produção está voltada para o abastecimento¨ dos grandes centros urbanos. Entre as produções dessa área, destacam-se a de hortifrutigranjeiro e a pecuária bovina intensiva para a obtenção de leite e laticínios(dairy beIt).

b)Planícies Centrais do Meio-Oeste .

>Localizam-se a oeste e ao sul dos Grandes Lagos. Ocorrem extensas áreas agrícolas, desenvolvidas em regime de grande propriedade e com o uso de avançada tecnologia. A oeste, destaca-se o cinturão do trigo (Wheat belt) e , ao sul, o cinturão do milho(corn belt). Em termos de pecuária, embora as Planícies Centrais apresentem topografia extremamente favorável à criação de gado, essa atividade foi deslocando-se gradativamente para outras regiões, à medida que se expandia a grande lavoura comercial mecanizada. Nas terras do Texas, no entanto, ainda encontramos um razoável rebanho bovino, criado de forma extensiva.

c) O Sul dos Estados Unidos

>Nessa região, há a presença do cinturão do algodão (cotton heIt) que se estende do estado da Virgínia até o Texas e a produção de cítricos na Flórida.

d) Costa Oeste

>0 estado mais expressivo é a Califórnia, destacando-'se a agricultura irrigada (Dry farming), direcionada principalmente à produção de frutas, como maçã, a vinha e os cítricos.

>Entre os problemas enfrentados pela agricultura norte-americana, destacam-se os relacionados com a superprodução e a dificuldade de colocação dos excedentes.

3-2-INDÚSTRlA

REGIÕES INDUSTRIAiS

a) Manufacturing belt

>Região compreendida entre os Grandes Lagos e o litoral do Atlântico, responsável por 40% da produção industrial do país e ocupando cerca de 45% da mão-de--obra total. Essa concentração explica-se por vários fatores:

*Reservas minerais - existência de imensas jazidas de carvão mineral nos montes Apalaches (segunda reserva mundial) e a grande concentração de minério de ferro em tomo do Lago Superior.

*Mão-de-obra Região de maior concentração demográfica do país, é no Nordest.e que se encontram algumas das maiores cidades norte-americanas, sendo, portanto, uma área que dispõe de mão-de-obra numerosa e qualificada para o trabalho industrial.

*Energia - a região dispõe também de uma grande produção de energia elétrica obtida através de termelétricas movidas a carvão ou petróleo e de hidrelétricas que aproveitam os desníveis entre os Grandes Lagos. Mais recentemente, com a instalação de grandes usinas nucleares, aumentou consideravelmente o potencial energético disponível na área.

*Transporte - além de bem servida em termos de transportes rodo-ferroviário e aéreo, a região aproveitou sua localização entre o oceano Atlântico e os Grandes Lagos para implantar um sistema integrado de navegação fluvial e lacustre

>Dentre os ramos desse diversificado parque industrial, merece destaque a indústria de bens de produção (caso da siderurgia em Pittsburgh e de equipamentos ferroviários em Chicago) e a indústria automobilística, em Detroit. Outro destaque é para as indústrias químicas, cuja maior concentração está na periferia de cidade de Nova Iorque, às margens do rio Hudson.

> Apesar da importância de sua atividade industrial, o manufaeturing belt vem diminuindo a sua participação relativa no total da produção industrial norte-americana, por conta da fuga dos investimentos industriais da região, causada pelo fato de ela apresentar custos de produção mais elevados (impostos elevados e mão-de-obra mais cara) do que outras regiões.

b) Sun belt

>Áreas industriais de desenvolvimento relativamente recente situadas no Sul, principalmente junto ao golfo do México, e no Oeste, principalmente, junto à costa. Dentre os fatores que favoreceram o seu desenvolvimento, no pós-guerra, destacam-se:

*Os estímulos do governo visando a descentralização industrial no país, com a transferência de setores estratégicos, como bases militares e indústrias bélicas, para essa região.

* A presença de grandes reservas petrolíferas no Texas e na Calífórnia.

* A inserção do país na emergente área comercial em que se transformava a Bacia do Pacífico.

>Em relação às produções industriais, destacam-se as que envolvem o uso de tecnologia de ponta, caso da aeroespacial, em Seatlle (Washington); da microeletrônica, em Austin( Texas); e de informática, no denominado Vale do Silício, junto a São Francisco (Califórnia).

Um comentário: