segunda-feira, 16 de novembro de 2009

Questões para o Vestibular: 1- América Central



1
-ASPECTOS FÍSICOS

>A América Central, localizada em sua totalidade na zona intertropical, apresenta um trecho continental (um istmo que liga o México à Colômbia) e um trecho insular, no mar das Antilhas ou do Caribe.

1.1-Relevo e Hidrografia

> Apresenta, no trecho continental, dobramentos modernos, com forte ocorrência vulcânica e, no trecho insular, um sistema montanhoso submerso, cujos picos mais elevados dão origem a milhares de ilhas.

>A América Central é bastante pobre em rios.Destaca-se o rio San Juan, no trecho continental, que liga o lago da Nicarágua ao oceano e é bastante navegável.

1.2-Clima e vegetação

>A paisagem climatobotânica é marcada pela tropicalidade, pois os climas quentes e úmidos e as florestas tropicais dominam grande parte do território.

>A ocorrência de outros climas explica-se pela acidentalidade do relevo:

*Terras frias >domínios montanhosos *Terras temperadas >altiplanos intermontanhosos

2- AMÉRICA CENTRAL CONTINENTAL

>Formada por sete 07 pequenos países: Belize, Nicarágua, Guatemala, El Salvador, Panamá, Costa Rica e Honduras.

2.1-População

> A população da América Central continental é de cerca de 39 milhões de pessoas, a maioria habitando os planaltos centrais e o litoral do Pacífico. Nessas regiões localizam-se as maiores cidades: Guatemala, San Salvador, Manágua e São José.

>As mais baixas densidade demográficas são encontradas no litoral banhado pelo mar do Caribe.

> A população dos sete países é constituída por 70% de indígenas e mestiços e 30% são brancos de origem espanhola.

>A taxa de crescimento vegetativo na maioria desses países 2% ao ano. A taxa mais elevada pertence à Guatemala (2,6% ao ano) e a mais baixa (1,6%) a El Salvador.

2.2-Economia

>A economia está baseada nas atividades do setor primário, especialmente a agricultura, que concentra, em média, cerca de 40% da PEA.

>Entre as atividades econômicas primárias, destaca-se a agricultura de exportação(frutas e produtos tropicais).

*Nos planaltos, em função dos bons solos de origem vulcânica, os produtos mais cultivados são o café ( El Salvador) e o milho (Guatemala). Nas áreas de maior altitude cultiva-se o trigo.

* Nas baixadas litorâneas do mar do Caribe, desde Belize até o Panamá, cultiva-se a banana, na forma de plantation.

3- AMÉRICA CENTRAL INSULAR

>O arquipélago das Antilhas é constituído por um grande número de ilhas, das quais 70 ou 80 são habitadas.

3.1-População

>A população da América Central Insular é da ordem de 30 milhões de habitantes.

>Na composição étnica predominam os mestiços, seguidos pelos negros.Em menor número encontram-se os brancos de origem européia e os indígenas.Cuba destaca-se como o país mais populoso, com 11 milhões de habitantes.

3.2-Economia

>A economia da América Central insular apóia-se na agricultura, na mineração e no turismo.

>A agricultura comercial, em forma de plantation, está voltada para as produções tropicais para exportação, principalmente de cana-de-açúcar, cujo maior produtor regional é Cuba.

>A mineração destaca-se na Jamaica, um dos maiores produtores e exportadores mundiais de bauxita (minério de alumínio) e em Trinidad e Tobago, grande produtor e exportador de petróleo.

>O turismo, embora importante em todos os países, tem maior importância nas Bahamas.

2 comentários:

  1. OLÁ PROFESSOR EU MIM CHAMO JOYCE FUI ALUNA DO SENHOR NO PRÉ-VESTÍBULAR DO MÉTODO À TARDE,QUERIA QUE O SENHOR MIM DESCE UMA FORCINHA SE POSSÍVEL.GOSTARIA DE GANHAR UMA BOLSA INTEGRAL NO AMADEUS SERÁ QUE O SENHOR PODERIA MIM AJUDAR? FUI LÁ NO AMADEUS E FALEI COM A COORDENADORA DO PRÉ-VESTÍBULAR "ROSANGELA" ELA FALOU QUE SÓ ESTAVA DISPONIBILIZANDO BOLSA PARA OS ALUNOS QUE IRIAM FAZER MEDICINA OU DIREITO E TERIA QUE FAZER UMA PROVA PARA SER SELECIONADO,IREI FAZER A PROVA DIA 19/01/2010 ÀS 15:00H.MAIS É COMO O SENHOR JÁ SABE NÉ TEM OS ALUNOS DA CASA Q NÃO CONSEGUIRAM SER APROVADOS AI SERIA BOM Q EU TIVER-SE UM CONHECIDO PARA DAR UMA FORCINHA.OBRIGADA PELA ATENÇÃO. ESSE É O MEU NÚMERO:32144954/81077279

    ResponderExcluir
  2. Decepcionante ver uma ''professora'' com um português tão pobre assim.

    ResponderExcluir